Convidei para Jantar... Ana dos Cabelos Ruivos

Desde o primeiro momento em que a Ana me propôs ser host do fantástico projeto Convidei para Jantar… que eu soube, instantaneamente, quem gostaria de convidar. E como tal, qual o tema a propor a todos os participantes.

Depois de uma fantástica 2ª edição, recebida pela Suzana, em que trouxemos à nossa mesa grandes chefs e cozinheiros, é com enorme deleite que sou a anfitriã da 3ª edição, a decorrer até ao dia 16 de Abril.
NOTA: As participações deverão ser postadas nos respetivos blogs com referência à página principal do passatempo do blog anasbageri e com referência a esta edição, e deverão ser deixadas aqui na caixa de comentários.
É pois, desta forma, que vos levo a convidar uma das Personagens de Desenhos Animados que mais vos marcou na vossa infância. Como tal, e sendo que no reino da animação tudo é permitido, desafio-vos a subirem às nuvens ou embarcarem aos sete mares, embrenharem-se numa floresta densa e fazerem de um tronco a vossa mesa ou, quiçá, diminuírem de tamanho e jantarem com o mais pequenino do seres humanos…


Creio que desde criança imaginei e esperei por este encontro. Escolhi aquele pequeno pedaço de floresta, quase enfeitiçado, repleto de flores e cantos de pássaros para servir um chá.  Desta vez seria um chá real, com um serviço completo e em perfeitas condições e com bolinhos de verdade. E não poderia convidar a Ana sem convidar também a Diana, claro está.   

Vejo-as, por entre as árvores, de mãos dadas a saltitarem enquanto trauteiam uma canção. Estão atrasadíssimas – calculo que por causa da Ana – mas isso não parece apressá-las. Assim que me vê, a Ana corre para mim de braços abertos, com as suas duas lindas tranças ruivas a saltitarem e dá-me um abraço forte e entusiasmado, tão típico da sua idade de menina.
“Bolinhos!! Ai que bom? São de quê?? Ah… e que serviço de chá tão bonito! Já viste Diana?! E esta mesa linda… vou já apanhar umas flores para fazer um bonito centro. Mas e …”  - Tenho de a parar, tagarela como é, imagino que não passássemos dali e que o nosso chá esfriasse.



Elas apanham as flores, que colocam dentro de uma jarra improvisada e sentamo-nos para conversar… tal como verdadeiras senhoras crescidas.
Falo-lhes nas minhas aulas de ballet e mostro-lhes as minhas sapatilhas o que as deixa verdadeiramente encantadas. A Ana diz-me que uma vez o Gilberto a convidou para dançar mas, claro… “nunca vai acontecer!!! Aquele estúpido, está sempre a chamar-me cenourinha!”. Sorrio, deliciada com a forma pura como os seus olhos revelam que o que diz não é o que verdadeiramente sente.
Conversamos e rimos e, já de barriga cheia, deitamo-nos na relva a observar as folhas das árvores e as nuvens que desenham o céu. A Ana conta-nos histórias cor de rosa, cheias de imaginação e leva-nos às três ao seu mundo de fadas, com riachos e canoas, princesas e histórias de amor trágicas. 


De súbito endireita-se “Que horas serão?! Já é quase de noite… a Marília e o Matias devem estar à minha espera para jantar! Tenho de ir. Vamos Diana, vamos!...”




Agradece-me, com uma pequena vénia – a Ana não seria a Ana sem a sua dose de teatro – e despede-se com um beijinho terno.


E eu sinto-me algo triste porque aquele momento passou demasiado rápido, mas sei que guardarei todos os pequenos momentos que eu, a Ana e a Diana partilhámos. E foram tantos e tão bons...

 
Muffins Integrais de Cranberries e Nozes 

Ingredientes
  • 100 gr Farinha Trigo Integral
  • 70 gr Farinha de Trigo
  • 1 ovo
  • 1 boião de puré de fruta de bebé (usei de Maçã/Banana)
  • 150 gr Açucar
  • 1 punhado de nozes picadas
  • 1 punhado de Arandos Vermelhos (Cranberries)
  • 1 iogurte natural Magro
  • 100 gr Creme Vegetal
  • 1 c. chá de Fermento
  • 1 pitada de sal

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 170º

2. Colocar o ovo, o açucar e o puré de fruta no copo e bater1 minuto, 50º, vel 3

3. Juntar o creme vegetal e o iogurte e programar e misturar 15 segundos, vel 3.

4. Incorporar as farinhas, o sal e o fermento 6 segundos, vel 3.

5. Juntar as nozes e os arandos vermelhos e incorporar bem com a ajuda da espátula.

6. Distribuir por formas de silicone (ou outras previamente untadas), e levar ao forno durante cerca de 20-30 minutos ou até que o palito saia seco. Deixar arrefecer e desenformar.

  Bom Apetite, Su

57 comentários:

  1. Têm óptimo aspecto.
    Muito diferente do que costumo fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que engraçado este desafio
    vou ter de encontrar tempo para participar. Que maravilha (sabes que ainda hoje sigo desenhos animados? Sim já sei o que estás a pensar ih ih ih
    beijinho e bom fim de semana
    Parabéns gostei muito

    ResponderEliminar
  3. A Ana dos cabelos ruivos... que bela recordação de infância (e que nostalgia me deu agora).

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto! Ajudar com as fotografias da natureza tenho vontade de fazer uns cá para casa! =)

    ResponderEliminar
  5. Su,

    Adoro o tema! Tenho a cabeça em ebulição e até já sei quem vai lá a casa. Da Ana não tenho um imaginário muito completo mas já quanto aos Muffins não podiam soar melhor. :)))

    Um beijo e bom fim de semana*

    PS - Lá consegui finalmente publicar todas as participações da 2ª edição e passar-te o testemunho. Tenho a certeza que será memorável!

    ResponderEliminar
  6. Já tenho uma personagem na ideia ;)
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  7. As fotos estão fabulosas mesmo!!!
    E os muffins apetecem ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. E eu ainda a pensar convidar o chef, como ando atrasada...
    Vamos ver se é desta que participo.
    Adorei os teus queques, tenho que os fazer
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Muito Bom!!!a tomar nota!!!
    Um ar delicioso!!

    Xi

    João Silva

    ResponderEliminar
  10. Foi com muito gosto que participei na 2ª edição do desafio "Convidei para Jantar". Agora já estou a pensar nesta terceira aventura. A minha cabeça já anda à roda com várias ideias a saltitar.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. A Ana faz parte do meu imaginário de criança e consigo trautear a musica na minha cabeça! Tal como na primeira edição, na qual convidaste a Ada McGrath, a Ana também seria a minha 1ª opção, mas já tenho plano B ☺. Parabéns pela escolha do tema! Fantástico! E o teu post está maravilhoso, o texto, que me fez entrar por momentos no seu mundo encantado e as fotografias que estão uma pequena maravilha! Parabéns! Tenho a certeza que esta 3ª edição vai superar as anteriores porque não há nada melhor que voltar a ser criança e relembrar os bons momentos por que passámos!!
    Bjinhos!
    P.S.- não posso esquecer de dar mais uma vez os parabéns à Ana (bagerie)que teve esta fantástica ideia!!

    ResponderEliminar
  12. Por lapso, sem querer apaguei os comentários da Manuela e da Marmita. Aqui ficam os mesmos.

    Manuela:
    "Olá Su,
    Que bonito post. Voltaste à tua infância e fizeste-nos voltar também.
    Vou participar concerteza!
    Qual será o personagem???
    ;0) "

    Marmita
    "AHHH não podias escolher melhor.. já estou a"magicar" o meu convidado, tb amava ver a Ana, sentia uma tristeza quando acabava um episódia.. pois nessa altura poucos eram os videos que existiam, não haviam box da tv por cabo pra meter a gravar, nem internet pra rever vezes sem conta. Por isso é que esses bonecos eram tão intensos e marcaram tanto a nossa vida, adorei a tua sugestão.. cá vou eu até breve! :) "

    ResponderEliminar
  13. Su!! (YAY)
    Ontem antes de me deitar ainda vim espreitar, isto de levar o Ipad para a cama tem de parar ;)
    Já me deitei a pensar nas personagens que quero convidar... este mês pelo menos 2 já estão certas, (oh meu Deus, eu não me acalmo porquê?)
    E tanta excitação pq esta é uma das minhas personagens favoritas! Nunca vi os desenhos animados, mas ainda hoje sigo a série, já com a Ana grande e casada!!
    Lembro-me da primeira série, a minha favorita, as suas aventuras, o cabelo verde!! Ainda me rio só de pensar!
    Não podias ter escolhido melhor Su, de verdade!
    Obrigada por tomares conta do projecto este mês, sei que está em boas mãos.
    bjs bjs bjs
    (vou ver se consigo organizar tudo o que tenho em atraso hoje para amanhã colocarmos a conversa em dia.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana, eu por acaso nunca vi a série mesmo, só os desenhos. Mas acho que vou tratar de arranjar isso para me entreter :P
      Sim, também me lembro bem do cabelo verde, que delirio... e da vez em que ela resolve brincar de ser uma princesa que morre e depois é levada numa canoa pelo rio... e a coisa acaba mal :P

      Eliminar
  14. Su,
    não poderia ter sido melhor escolha! Porque seria também a minha!
    Adoro a Ana dos cabelos ruivos, sonhei com ela na minha infância e até tenho em dvd, e vi há pouco tempo alguns episódios para recordar esses momentos de encanto.
    Agora vou ter de pensar bem, porque esta seria uma escolha minha com toda a certeza :)
    Adorei o teu post e todo o encanto envolvido num lanche de amigas. Perfeito!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Adoro a ideia, e será com muito gosto que irei aparecer em breve com a minha personagem. Bom domingo, e, quanto a este post, está simplesmente magnífico, as fotos e os textos levam-nos a viajar no tempo e a ver de imediato a cenourinha :)

    ResponderEliminar
  16. Ahahahahahaha, adoro a Ana dos Cabelos Ruivos. Acho que vi a serie toda não sei quantas vezes, no Agora Escolha! E a ultima vez que deu eu já andava na faculdade, e ainda via os desenhos animados. Acreditas que fui apaixonada pelo Gilberto? Pois sim, eu achava-o um lindo desenho animado.

    Olha, pela primeira vez vou conseguir participar no "Convidei para jantar". É que o teu tema não me deixou escolha senão uma convidada muito especial. E como não tenho indecisões, agora é só trabalhar a receita :)
    Já estou ansiosa!!!!!

    Ah, adorei os muffins. Levam duas coisas que gosto muito e que tenho sempre em casa: cranberries e nozes!

    ResponderEliminar
  17. Olá Su!:)
    Adorei a ideia! Também adorava ver a Ana dos cabelos ruivos e acho a tua história encantadora, levaram-me à minha infância e àquelas tardes passadas a ver os maravilhosos episódios dela! Captaste tão bem a essência da Ana e os teus lindos muffins de certeza lhe fizeram as delícias, até os tons estão um encanto!
    Sabes que ainda hoje tenho uma paixão por desenhos animados, tenho uma enorme coleção em dvd com a "bonecada" toda!:D Agora difícil vai ser escolher, gosto de tantos e tantos me marcaram e me deixaram tão boas recordações!! Ai, gostei mesmo deste tema!!:D
    Beijocas e até breve:)

    ResponderEliminar
  18. Olá Su, venho deixar a minha participação.

    http://measuringcups.blogs.sapo.pt/5921.html

    ResponderEliminar
  19. Ainda não consegui tempo para convidar ninguém para jantar... Lol
    Será que é desta? Gostei muito da ideia, tenho a certeza de que vão aparecer convidados incríveis!
    Gostei dos muffins, perfeitos partilhar amizade e uma chávena de chá.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Su, voltei. Tenho uma dúvida, só se pode participar uma vez? É que assim, podia escolher também uma personagem portuguesa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia,
      Podes participar o número de vezes que quiseres :)

      Eliminar
  21. Que lindo post, Su :) As fotografias estão encantadoras e adorei o tema. Já sei quem vou convidar. Só tenho que arranjar tempo, o que não anda muito fácil nos últimos tempos. Mas não vou deixar de participar. Acho que ando viciada neste desafio :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Fotos lindas, palavras magníficas, tema do passatempo amoroso, queques aparentemente deliciosos... tudo perfeito! ;) Estás de parabens.
    Agora cabe a nós embelezarmos o resto a da casa com as nossas participações. A ver se consigo participar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Essa cena tb aparece na serie lol vai estilo Ophelia!!

    ResponderEliminar
  24. Olá Su!

    Deixei hoje no meu blog uns pequenos croissants tiroleses para a Heidi!...

    Aqui fica o link
    http://afestadebabette.blogspot.pt/2012/03/petits-croissants-du-tyrol-para-heidi.html

    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  25. Olá, Su. Imagina quem apareceu na minha casa: os Moscãoteiros! Se quiseres saber como decorreu o jantar, podes ver aqui: http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2012/03/um-lombo-fingido-para-um-jantar-fingir.html

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  26. Olá Su!

    Finalmente cheguei a tempo de convidar alguém para jantar! Fiz um lanche ajantarado para os meus queridos convidados: O Bell, o Sebastião e o Puchi!

    http://asementasladecasa.blogspot.pt/2012/03/banofee-ou-uma-tarte-deliciosa.html

    Aqui fica a minha participação!

    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Su,
    Sem tempo para nada :(
    Mas como ainda queria convidar uma menina, deixo já aqui a minha primeira participação.
    Até breve, espero, espero...
    bjs

    http://anasbageri.wordpress.com/2012/03/28/convidei-para-lanchar-vickie-o-pequeno-viking/

    ResponderEliminar
  28. Olá Su, venho aqui deixar a minha participação

    http://saborescomhistoria.wordpress.com/2012/03/28/alice-e-pimentinha-para-o-lanche/

    E por falar em lanche tenho que dar os parabéns pelas fotos, estão fantásticas, e quase que se sente o cheirinho da primavera por esse jardim. Quanto à convidada também faz parte da minha geração, ela e outros tantos que dificultaram a escolha. Boa semana.

    ResponderEliminar
  29. Olá Su,
    Aqui fica a minha participação!
    http://daprussia.wordpress.com/2012/03/28/um-prato-de-cogumelos-e-os-telhados-da-prussia/
    beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  30. Olá Su, depois de sarar os meus arranhões lá consegui vir aqui contar a história da minha aventura :) Espero que gostem da minha participação, os meus convidados bem merecem ;)

    http://belinadailha.blogspot.pt/2012/03/convidei-para-jantar-ou-melhor-para.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Aqui fica a nossa participação Su:

    http://coentrosrabanetes.blogspot.pt/2012/03/bolo-de-limao-e-alfazema-e-uma.html

    ResponderEliminar
  32. -É tão bom na floresta o sol nascer...lá,lá,lá...

    Aqui fica a minha participação Su.
    http://bembons.blogspot.pt/2012/03/um-lanche-na-floresta-verde.html
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  33. Olá Su,

    Aqui estou eu e a minha sereia. beijo

    http://minhamarmita.blogspot.pt/2012/03/crepes-de-arroz-e-um-convite-para.html

    ResponderEliminar
  34. Olá Su
    Muito obrigada pelo desafio.
    Aqui fica a minha participação e os meus votos de excelente domingo
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/bip-bip-um-bolo-salgado-e-um-doce.html

    ResponderEliminar
  35. Querida Su, a minha convidada já passou lá pelo meu blog :)
    http://receitasdomenuverde.blogspot.com/2012/04/convidei-para-jantar-miffy-uma-doce.html
    Beijinhos e espero que tudo esteja a correr com muita diversão!
    Bem haja pela escolha do tema :)

    ResponderEliminar
  36. Olá Su, finalmente consegui arranjar um bocadinho para preparar o jantar para os meus convidados!
    http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/04/convidei-para-jantar-o-meu-pequeno.html
    Espero que gostes, acho que é uma receita a teu gosto!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  37. Querida Su, o meu convidado (aliás, do meu gato) já apareceu para jantar.
    Aqui fica:
    http://ananasehortela.blogspot.pt/2012/04/o-meu-gato-convidou-para-jantar-o.html
    Um beijinho.
    (adorei o tema deste mês)

    ResponderEliminar
  38. olá Su

    ainda não tinha participado nestes desafios e espero ter feito tudo direitinho:)
    Não resisti a este porque tenho uma paixão por desenhos animados.
    E que recordações maravilhosas......

    Obrigada e espero que gostem:)

    http://nacozinhadapipas.blogspot.pt/2012/04/um-picnic-com-heidi-e-um-pao-recheado.html

    Beijinhos doces :*

    ResponderEliminar
  39. Que post absolutamente fantástico!
    Um texto lido, umas fotos excelente e a receita... há que experimentar, mas a avaliar pela imagem,deve ser otima!
    Votos de uma Páscoa muito doce e feliz.

    ResponderEliminar
  40. Olá Su,
    Venho deixar-te aqui o link onde conta a minha participação no desafio deste mês. Gostei muito do tema que escolheste.
    Beijinhos e boa semana.
    Maria
    http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/41965.html

    ResponderEliminar
  41. Olá Su
    Fica a minha participação no desafio deste mês.
    http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/04/09/convidei-para-jantar-conan-o-rapaz-do-futuro/
    A tua ideia foi encantadora. Voltarmos à infância!
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
  42. Olá Su

    Fica a minha participação no desafio deste mês. Achei a tua escolha encantadora.
    http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/04/09/convidei-para-jantar-conan-o-rapaz-do-futuro/
    Um abraço

    ResponderEliminar
  43. Olá Su !
    Depois de ver esse teu lanche animado não consegui resistir e decidi participar. Aqui fica a minha hulmide contribuição :)
    Espero que gostes...
    Beijinhos
    http://meiatorradinhaeumpingo.blogspot.pt/2012/04/normal-0-21-false-false-false-pt-x-none.html

    ResponderEliminar
  44. Olá!! Deixo aqui a minha participação, assim como quero dar os parabéns pelo magnifico blog. Adoro a bailarina adulta, faz-me taaaanto sentir saudades das aulas de ballet. bjs

    Ana
    http://estavento.blogspot.pt/2012/04/uma-massa-alegre-para-um-menino-triste.html

    ResponderEliminar
  45. Olá
    Aqui vai o link da minha participação.

    http://come-chocolates.blogspot.pt/2012/04/laura.html

    ResponderEliminar
  46. Bom dia Su,
    Aqui está a minha participação neste desafio: http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2012/04/convidei-para-jantar-heidi.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  47. Olá Su!
    Finalmente consegui-me decidir e convidar não uma, mas 2 personagens para jantar :)
    http://frango-do-campo.blogspot.pt/2012/04/cofre-do-mar-e-2-convidados-para-jantar.html

    um beijinho***

    ResponderEliminar
  48. Ohhh Su, que maravilha! Eram os meus desenhos animados favoritos. Sempre que me perguntam qual o desenho animado que mais me marcou a Ana dos Cabelos Ruivos vem sempre em 1º lugar. Adorei tudo. Amei a ideia, adorei a receita e o texto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  49. Vou tentar ainda entrar. O tempo aperta imenso, mas este desafio não posso falhar.

    ResponderEliminar
  50. Olá Su:)
    A minha convidada finalmente aceitou o meu convite! Aqui está ela:

    http://alicenacozinhamaravilha.blogspot.pt/2012/04/tarteletes-custard-de-cardamomo-e-um.html

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  51. Olá Su

    Parabéns pelo desafio, era impossível faltar.
    Aqui deixo a minha história:
    http://aminhacozinhaeacores.blogspot.pt/2012/04/melhor-mousse-de-chocolate-do-mundo.html

    Beij
    MM

    ResponderEliminar
  52. Olá Su,

    Aqui fica o link da minha participação:

    http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.co.uk/2012/04/convidei-para-jantartom-sawyer-tarte-de.html

    Os teus muffins ficaram lindos e super apetitosos tenho a certeza que a Ana se delicio com eles e com a visita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Su,

    Aqui está o meu convidado: http://gourmets-amadores.blogspot.pt/2012/04/pao-de-soda-com-sementes-para-um.html

    Um beijo e boa semana*

    ResponderEliminar
  54. Su,

    Eu ia jurar que já tinha aqui deixado a minha participação. Aqui está:

    http://gourmets-amadores.blogspot.pt/2012/04/pao-de-soda-com-sementes-para-um.html

    Um beijo e uma óptima semana*

    ResponderEliminar
  55. Olá Su,
    Ontem, bem em cima do final do prazo ainda consegui receber um convidado, por isso deixo aqui o link: http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/138948.html
    Bj

    ResponderEliminar

09 10